sábado, 26 de junho de 2010

Uma tutora em ação...

Síntese do Fórum III
A Internet no espaço escolar: pesquisa e relações sociais
por Vera Moreira

No fórum III, discutimos sobre o “Bullying”e a geração “Copia e Cola”.
Com base nas leituras sugeridas, principalmente nas reportagens da revista Nova Escola, tomamos conhecimento que o termo origina-se do inglês e significa "ameaçar, intimidar". Portanto, o Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos, de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos, contra um ou mais colegas por qualquer motivo. O bullying estimula a delinquência e induz as outras formas de violência explícita. Estudos mostram que as vítimas do bullying podem, no futuro, reproduzir esta prática com outras pessoas.
Pelo que podemos observar, infelizmente, é uma situação que vem aumentando, principalmente no ambiente escolar e no mundo virtual, devido à facilidade do anonimato. Como citou uma aluna, segundo sua fonte de pesquisa, “a prática do bullying é crime. O primeiro grande passo para pais e educadores é encorajar as vítimas de bullying a denunciar seus agressores. Atualmente, uma das dificuldades para identificar casos de violência moral ou bullying é que a vítima costuma sofrer em silêncio, com medo de represália dos colegas caso conte o que aconteceu para algum adulto”.

(A imagem pode ter direitos autorais.)

Através da linguagem não-verbal, à charge apresentada demonstra a grande intimidação que o bullying causa a vítima, como bem relatou o aluno: “um pequeno garoto, que aparentemente não pode se defender acabou sendo vitima de tal ato”.
Com relação, a inibição do bullying, todos nós: pais, professores e sociedade, temos que estar atentos. É fundamental estudar o histórico completo do aluno e observar o que se passa com ele fora da escola. Tratar o assunto de maneira lúdica é um bom caminho para alcançar bons resultados neste caso. Também é muito importante um trabalho conjunto entre família, escola e sociedade procurando manter uma relação de confiança, o diálogo e dar atenção às atitudes que representam um pedido de “socorro”.
Como argumenta a promotora Soraya Escorel (Paraíba), o grande desafio é: “convocar todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais”.
Falando sobre a geração “copia e cola”, todos nós concordamos que é uma prática criminosa que não leva a nenhum crescimento, pessoal ou cognitivo, e portanto, “cabe aos pais e aos professores direcionar os nossos filhos e o nossos alunos quanto ao bom uso destas tecnologias para que estes possam adquirir mais conhecimento e evoluir como ser humano”, como ponderou outra aluna. Como assistimos no vídeo, o usuário desta prática a considera fácil, rápida e normal.
A Web deve ser um instrumento que possibilita a construção do conhecimento e devemos ensinar metodologias de pesquisa, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas aos educandos. Como a aluna citou, “a questão do CTRL C/ CTRL V é uma prática inegável. Uma sugestão para evitá-la é solicitar sempre a referência da pesquisa; que o aluno teça comentários sobre o tema pesquisado apresentando suas conclusões e também usar a técnica do check-list, que forçosamente fará o aluno pelo menos ler o que pesquisou".
É fundamental trabalhar a ética e os valores de maneira contextualizada. Em ambos os casos, “é preciso envolver os alunos e conscientizá-los do seu papel na sociedade, como sujeito do processo educativo responsável pela construção do seu conhecimento juntamente com seus pares”, conforme citaram os participantes deste fórum.
Com a troca de experiências amadurecemos nossas ideias e inovamos nossa prática pedagógica. Que bom que mesmo respeitando as diferenças chegamos a um ponto comum em nossas reflexões: a postura do professor ao usar os recursos da Web faz a diferença para evitar a prática "copia e cola" e a necessidade de uma ação conjunta, rápida e eficiente para inibir o bullying. Nosso papel agora é colocá-las em prática.

SUGESTÕES PARA LEITURA SOBRE O ASSUNTO:

http://www.nominuto.com/noticias/cidades/estudiosos-explicam-o-cyberbullyng/16602/

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=45F563C7EFA931C9E04400144F16FAAE&channelid&opsel=1

http://revistaescola.abril.com.br/template-busca.shtml?qu=tudo%20sobre%20bullying#

http://www.istoe.com.br/reportagens/9028_BULLYING+UM+CRIME+NAS+ESCOLAS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1025

http://www.juliosantos.net/forum/showthread.php?tid=89

SUGESTÕES DE VÍDEO:

http://www.youtube.com/watch?v=HkyTSaR-S7k&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=TV81QfcEMzU&feature=related

Charge : Garoto folgadão - Geração Coca-Cola

http://charges.uol.com.br/2004/10/07/garoto-folgadao-geracao-coca-cola/

CONFIRA!

Nenhum comentário: