quinta-feira, 3 de junho de 2010

Relato de experiência profissional com as TIC'S

Relato a minha experiência como tutora a distância do curso de Especialização Lato Sensu Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental - TICEF pela UAB/CEAD/UFJF. Conforme Documento Referência: o objetivo geral do curso "visa a desenvolver competências nos professores da Rede Pública de Ensino para o uso efetivo das TIC dentro da escola nas séries do ensino Fundamental".

Iniciou-se no dia 17/05/2010 a Disciplina Educação por Internet: Educação e Aprendizagem em Rede.
Neste segundo trabalho auxilio o profº Márcio Fagundes Alves no polo de Pompéu.

Conto com o apoio da coordenadora dos tutores Rita de Cássia Florentino, das minhas colegas turoras e também do professor Márcio.

Com a carga-horária de 20 horas é utilizado os recursos dos fóruns, chats, webconferência, vídeos, mensagens coletivas e privadas para debatermos e refletirmos sobre as questões propostas acerca o objeto em questão. Sendo o trabalho final, a elaboração de uma atividade escolar sobre um tema contemporâneo que utilize a internet como instrumento dinâmico, lúdico e facilitador da aprendizagem.
A disiciplina está estruturada nos seguintes capítulos:

I- “Educação e Internet: histórico e políticas públicas”, onde abordaremos a origem e o desenvolvimento da internet e as principais definições e políticas públicas direcionadas ao processo de inclusão digital.
II- “A formação docente e a aprendizagem em rede”, que abordará os desafios e demandas da profissão docente a partir do uso da internet, bem como sua utilização na comunicação em rede; III- “A internet no espaço escolar: pesquisa e relações sociais”, em que abordamos a questão da pesquisa na WEB e a prática do bullyng na rede social.
IV- “A internet como recurso didático e pedagógico”, explorando diversas ferramentas do ambiente virtual facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem.

Segundo o professor Márcio, "o uso de recursos tecnológicos (computador e internet) na cena escolar brasileira é algo recente, o que tem gerado algumas indagações “míticas” e “verdadeiras” sobre sua funcionalidade e aplicação. Mítica, por exemplo, naquilo que tange à ideia de que estas novas ferramentas vieram substituir o trabalho do professor; verdadeira, quando verificamos as múltiplas e diversas possibilidades positivas que tais recursos têm trazido para o desenvolvimento da dinâmica educativa, principalmente naquilo que se refere ao processo de socialização das informações e dos conhecimentos".
O tutor deve ter uma postura ética, responsável e trabalhar coletivamente. Realizar muitas leituras para dar suporte e atendimento aos alunos nas atividades propostas. Estar atento quanto a participação dos alunos nos fóruns e intervir sempre que necessário. É importante responder ao aluno no máximo em 48 horas.
Estou gostando muito de desenvolver esta função. A interação e a conectividade proporcionam a socialização das informações formando uma grande rede de conhecimento.

Para ALMEIDA, 1998 (p.68) "a formação e a atuação de professores para o uso da Informática em Educação é um processo que interrelaciona o domínio dos recursos tecnológicos com ação pedagógica e com os conhecimentos teóricos necessários para refletir, comprender e transformar essa ação".
Também acredito que é na escola que as transformações ocorrem levando os alunos e os professores a trilharem o caminho da construção colaborativa do conhecimento. E a tecnoloiga, é sem dúvida, uma grande aliada neste processo. Só não podemos esperar mais. Temos que fazer hoje e agora!

Nenhum comentário: