Nova experiência, outro relato
Por Vera Moreira
Iniciou-se no dia 03/08/2010 a Disciplina Técnicas e Métodos para o uso de TIC em Sala. Neste terceiro trabalho auxilio a professora Deniele Pereira Batista nos Polos de Araxá e Salinas.
Segundo ela, “a disciplina tem sua origem na necessidade de se aplicar conhecimentos e conceitos relacionados às TIC’s para a criação de projetos e para o desenho de atividades didáticas. Dessa forma, discorreremos pelos variados usos das tecnologias educacionais, mas buscando sempre um olhar crítico que considere as limitações impostas por algumas delas, dado o contexto educacional em que o professor da rede pública de ensino, está inserido. A partir desse olhar, caminhar para a elaboração de projetos e a desenhar atividades baseadas no uso das TIC’s”.
Está estruturada em quatro unidades de estudo:
Unidade I:
• O uso das TIC’s como tecnologias educacionais
• Abordagens construtivistas de educação
• Técnicas de estudo autônomo auxiliadas por TIC
• Aprendizagem colaborativa
• Jogos Educativos
Unidade II:
• Pedagogia da Autoria
• A Web 2.0 e a promoção da autoria
• Internet e o saber
Unidade III:
• Pedagogia por projetos e pesquisa
• Etapas para a elaboração de Projetos
• Exemplo prático de um projeto e suas etapas
Unidade IV:
• Introdução à organização de atividades auxiliadas por computador
• O que é e para que serve o design instrucional
• Desenho das atividades didáticas
Neste primeiro momento, discutimos como o uso pedagógico das TIC’s pode contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos e pela transformação do ensino. O nosso papel, enquanto professores é tentar vencer este desafio: inovar e transformar em prol da qualidade da educação.
Que a “conectividade” virtual e presencial possa proporcionar caminhos para alcançar os objetivos educacionais. Auxiliar o professor e o aluno na conquista de novas aprendizagens com integração e colaboração nas práticas pedagógicas.
Baseado nas considerações da autora Maria Elizabeth B. de Almeida, as questões abaixo nortearam as discussões no fórum de aprendizagem e onde foram apresentadas diretrizes eficientes para justificar o uso do computador e da Internet/Web na escola:
- Como fazer para motivar o professor para o uso da web e das tecnologias digitais?
- Como evitar o mau uso destes recursos na escola?
- Como propor aos alunos atividades diferenciadas capazes de levá-los a refletir, questionar, criar e produzir?
- Quais os parâmetros que devemos adotar para a utilização das tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas pedagógicas em prol de uma boa qualidade de ensino e de aprendizagem?
- Quais são as diretrizes capazes de melhorar as capacidades dos professores nas práticas de ensino por meio de TIC’s?
- Quais são as diretrizes possíveis para amenizar os entraves cotidianos na escola e possibilitar que a educação tecnológica funcione de forma efetiva?
Portanto, é fundamental que toda comunidade escolar esteja envolvida no processo educacional para otimizar o uso do computador e da Internet/Web com fins pedagógicos.
Foi admirável observar como os cursistas já se encontram engajados no uso das TIC’s em suas escolas e com a grande preocupação de um trabalho consciente e responsável tendo em vista os interesses do aluno. A ética, a netiqueta e o respeito autoral também devem nortear o nosso trabalho. É repensando a nossa prática que realizamos mudanças. Boas mudanças!
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