Síntese do Fórum IV:
A Internet//Web como recursos didático e pedagógico
por Vera Moreira
Neste fórum, discutimos que a internet é um canal de comunicação poderoso que permite uma comunicação rápida, abrangente e que disponibiliza um grande volume de informação.
Nos dias de hoje é impossível viver sem usar a tecnologia. Infelizmente, muitas pessoas ainda não sabem aproveitar adequadamente as conquistas tecnológicas. Por isso, é preciso cautela, ética e bom senso.
No âmbito educacional, "democratiza os saberes, valoriza a identidade do aluno e do professor, amplia a interação". Quando utilizada com ética, de maneira contextualizada e com o propósito de atender os objetivos educacionais possibilita a construção do conhecimento. Por seu intermédio, é possível "apropriarmos de conhecimentos que podem nos transformar e transformar o outro", como foi argumentado pelos alunos.
Neste contexto, levamos os alunos a refletir sobre a utilização das TIC's no processo educativo como ferramenta capaz de auxiliar na aprendizagem de maneira eficaz e colaborativa. É possível planejar aulas mais interessantes e ter alunos mais participativos com envolvimento e prazer. Profissionais dedicados são capazes de transformar o espaço da escola e da educação.
Considerando a afirmação de uma aluna que disse: "utilizar na escola os recursos da Web, como simples ferramentas, também não é a solução para a educação. Mas, a maneira como eles são contextualizados na ação educativa, fazem toda a diferença", que acreditamos que não podemos deixar de fazer. Nós professores não podemos desanimar. Temos que colocar a mão na massa e insistir em nossos propósitos para alcançarmos o êxito desejado.
As autoras DIAS e LEITE asseguram que: "a escola precisa se apropriar do uso pedagógico das ferrametnas tecnológicas". Estamos inseridos em um novo contexto, portanto, precisamos atuar nesta atmosfera. Este é o desafio que estamos procurando vencer com criatividade e comprometimento: usar os recursos tecnológicos pedagogicamente e melhorar as práticas pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário