quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Uma tutora em ação...

Nova experiência, outro relato


Por Vera Moreira

Iniciou-se no dia 03/08/2010 a Disciplina Técnicas e Métodos para o uso de TIC em Sala. Neste terceiro trabalho auxilio a professora Deniele Pereira Batista nos Polos de Araxá e Salinas.
Segundo ela, “a disciplina tem sua origem na necessidade de se aplicar conhecimentos e conceitos relacionados às TIC’s para a criação de projetos e para o desenho de atividades didáticas. Dessa forma, discorreremos pelos variados usos das tecnologias educacionais, mas buscando sempre um olhar crítico que considere as limitações impostas por algumas delas, dado o contexto educacional em que o professor da rede pública de ensino, está inserido. A partir desse olhar, caminhar para a elaboração de projetos e a desenhar atividades baseadas no uso das TIC’s”.
(Imagem da Web. Pode ter direitos autorias.)

Está estruturada em quatro unidades de estudo:

Unidade I:
• O uso das TIC’s como tecnologias educacionais
• Abordagens construtivistas de educação
• Técnicas de estudo autônomo auxiliadas por TIC
• Aprendizagem colaborativa
• Jogos Educativos

Unidade II:
• Pedagogia da Autoria
• A Web 2.0 e a promoção da autoria
• Internet e o saber

Unidade III:
• Pedagogia por projetos e pesquisa
• Etapas para a elaboração de Projetos
• Exemplo prático de um projeto e suas etapas

Unidade IV:
• Introdução à organização de atividades auxiliadas por computador
• O que é e para que serve o design instrucional
• Desenho das atividades didáticas

Neste primeiro momento, discutimos como o uso pedagógico das TIC’s pode contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos e pela transformação do ensino. O nosso papel, enquanto professores é tentar vencer este desafio: inovar e transformar em prol da qualidade da educação.

Que a “conectividade” virtual e presencial possa proporcionar caminhos para alcançar os objetivos educacionais. Auxiliar o professor e o aluno na conquista de novas aprendizagens com integração e colaboração nas práticas pedagógicas.

Baseado nas considerações da autora Maria Elizabeth B. de Almeida, as questões abaixo nortearam as discussões no fórum de aprendizagem e onde foram apresentadas diretrizes eficientes para justificar o uso do computador e da Internet/Web na escola:  

  • Como fazer para motivar o professor para o uso da web e das tecnologias digitais?
  • Como evitar o mau uso destes recursos na escola?
  • Como propor aos alunos atividades diferenciadas capazes de levá-los a refletir, questionar, criar e produzir?
  • Quais os parâmetros que devemos adotar para a utilização das tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas pedagógicas em prol de uma boa qualidade de ensino e de aprendizagem?
  • Quais são as diretrizes capazes de melhorar as capacidades dos professores nas práticas de ensino por meio de TIC’s?
  • Quais são as diretrizes possíveis para amenizar os entraves cotidianos na escola e possibilitar que a educação tecnológica funcione de forma efetiva?

Portanto, é fundamental que toda comunidade escolar esteja envolvida no processo educacional para otimizar o uso do computador e da Internet/Web com fins pedagógicos.

Foi admirável observar como os cursistas já se encontram engajados no uso das TIC’s em suas escolas e com a grande preocupação de um trabalho consciente e responsável tendo em vista os interesses do aluno. A ética, a netiqueta e o respeito autoral também devem nortear o nosso trabalho. É repensando a nossa prática que realizamos mudanças. Boas mudanças!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Uma tutora em ação...

Síntese do Fórum IV:

A Internet//Web como recursos didático e pedagógico
por Vera Moreira

Neste fórum, discutimos que a internet é um canal de comunicação poderoso que permite uma comunicação rápida, abrangente e que disponibiliza um grande volume de informação.
Nos dias de hoje é impossível viver sem usar a tecnologia. Infelizmente, muitas pessoas ainda não sabem aproveitar adequadamente as conquistas tecnológicas. Por isso, é preciso cautela, ética e bom senso.
No âmbito educacional, "democratiza os saberes, valoriza a identidade do aluno e do professor, amplia a interação". Quando utilizada com ética, de maneira contextualizada e com o propósito de atender os objetivos educacionais possibilita a construção do conhecimento. Por seu intermédio, é possível "apropriarmos de conhecimentos que podem nos transformar e transformar o outro", como foi argumentado pelos alunos.
Neste contexto, levamos os alunos a refletir sobre a utilização das TIC's no processo educativo como ferramenta capaz de auxiliar na aprendizagem de maneira eficaz e colaborativa. É possível planejar aulas mais interessantes e ter alunos mais participativos com envolvimento e prazer. Profissionais dedicados são capazes de transformar o espaço da escola e da educação.
Considerando a afirmação de uma aluna que disse: "utilizar na escola os recursos da Web, como simples ferramentas, também não é a solução para a educação. Mas, a maneira como eles são contextualizados na ação educativa, fazem toda a diferença", que acreditamos que não podemos deixar de fazer. Nós professores não podemos desanimar. Temos que colocar a mão na massa e insistir em nossos propósitos para alcançarmos o êxito desejado.
As autoras DIAS e LEITE asseguram que: "a escola precisa se apropriar do uso pedagógico das ferrametnas tecnológicas". Estamos inseridos em um novo contexto, portanto, precisamos atuar nesta atmosfera. Este é o desafio que estamos procurando vencer com criatividade e comprometimento: usar os recursos tecnológicos pedagogicamente e melhorar as práticas pedagógicas.