domingo, 26 de setembro de 2010

Uma tutora em ação...

Unidade III: Pedagogia por projetos e pesquisa

O Momento 3 da disciplina Técnicas e Métodos para o uso de TIC em Sala de Aula que acontece no período de 15/09 a 05/10/2010 é reservado a elaboração do Projeto. Cada aluno deverá elaborar um projeto de aprendizagem, que segundo afirma a autora Léa Fagundes neste tipo de abordagem pedagógica, a participação do aluno é fundamental desde o processo da sua elaboração: “as questões a serem pesquisadas partem do aluno e o professor media o processo”.

Neste sentido, embasados nas leituras sugeridas e no relato de suas experiências, os alunos devem participar do fórum de “discussão sobre a elaboração do projeto”, para atender a três objetivos:

• Refletir e compartilhar com os colegas a seguinte questão: Os projetos executados por você na escola se aproximam mais da abordagem “ensino por projeto” ou “aprendizagem por projeto”? Comente a sua experiência pedagógica com projetos.

• Trazer as dúvidas em relação à etapa atual: elaboração do seu projeto, após a leitura do material de apoio.

• Apresentar argumentos sobre as possibilidades da união entre projetos e tecnologias, após a leitura do texto de Elizabeth Almeida.

Por falar em articulação das TIC's em sala de aula, você já ouviu falar em webcurrículo?

Para a autora Maria Elizabeth B. de Almeida, é "o currículo que se desenvolve por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente mediado pela internet. Implica apropriar-se dessas tecnologias e prol da interação, do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo".

Ela acredita que o uso das TIC’s facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos uma vez que o aproxima desta nova geração. Neste sentido, os currículos já estão sendo alterados e a diferença será sentida daqui a algum tempo. "Mas a hora da mudança é agora."

Quer saber mais? Clique aqui para ler a reportagem. Boa leitura!
Fonte: Revista Nova Escola – Edição Junho/Julho -2010

Nenhum comentário: