domingo, 26 de setembro de 2010

Divulgando...

Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.

Acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2010, em Juiz de Fora, o II Colóquio Regional EaD, Cultura e Produção e Subjetividade, Edição Internacional promovido pelo CEAD/UFJF.

Diversos membros dos programas de Educação a Distância da UFJF, UFLA, UNIFEI e UFSJ irão discutir os desdobramentos sociais e políticos da implantação de programas públicos de Educação a Distância (EAD) no Brasil.

Para maiores informações, visite o site. É só clicar! Participe!

Uma tutora em ação...

Unidade III: Pedagogia por projetos e pesquisa

O Momento 3 da disciplina Técnicas e Métodos para o uso de TIC em Sala de Aula que acontece no período de 15/09 a 05/10/2010 é reservado a elaboração do Projeto. Cada aluno deverá elaborar um projeto de aprendizagem, que segundo afirma a autora Léa Fagundes neste tipo de abordagem pedagógica, a participação do aluno é fundamental desde o processo da sua elaboração: “as questões a serem pesquisadas partem do aluno e o professor media o processo”.

Neste sentido, embasados nas leituras sugeridas e no relato de suas experiências, os alunos devem participar do fórum de “discussão sobre a elaboração do projeto”, para atender a três objetivos:

• Refletir e compartilhar com os colegas a seguinte questão: Os projetos executados por você na escola se aproximam mais da abordagem “ensino por projeto” ou “aprendizagem por projeto”? Comente a sua experiência pedagógica com projetos.

• Trazer as dúvidas em relação à etapa atual: elaboração do seu projeto, após a leitura do material de apoio.

• Apresentar argumentos sobre as possibilidades da união entre projetos e tecnologias, após a leitura do texto de Elizabeth Almeida.

Por falar em articulação das TIC's em sala de aula, você já ouviu falar em webcurrículo?

Para a autora Maria Elizabeth B. de Almeida, é "o currículo que se desenvolve por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente mediado pela internet. Implica apropriar-se dessas tecnologias e prol da interação, do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo".

Ela acredita que o uso das TIC’s facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos uma vez que o aproxima desta nova geração. Neste sentido, os currículos já estão sendo alterados e a diferença será sentida daqui a algum tempo. "Mas a hora da mudança é agora."

Quer saber mais? Clique aqui para ler a reportagem. Boa leitura!
Fonte: Revista Nova Escola – Edição Junho/Julho -2010

sábado, 18 de setembro de 2010

Sugestões de Vídeos

Vídeo 1 - Entrevista com Fernando Hernandez - Trabalho com projetos

Vídeo 2 - Celso Antunes - O que é trabalhar com projetos?

Vídeo3 - Léa Fagundes - Inclusão Digital

Confira!

(Imagem da WEB. Pode ter direitos autorais)

Uma tutora em ação...

A WEB 2.0 e a promoção da Autoria

Por Vera Moreira

No momento 2 da disciplina Técnicas e Métodos para o uso de TIC em Sala de Aula será enfatizado as possibilidades de aplicação das TIC pelo viés da Pedagogia da Autoria. As ferramentas exploradas do ponto de vista de sua eficácia pedagógica e de suas prováveis limitações, são: Mapas Conceituais, Blogs, Wikis, Podcasts, Webquest e internet/Web.

A principal atividade deste momento é o Seminário Virtual cujo objetivo é a construção da apresentação de um assunto utilizando variadas formas de construção coletiva. É realizado em 4 etapas: Organização, Elaboração, Apresentação e Memória.

Na etapa da Organização o grupo que já está formado em cada fórum conforme seu respectivo tema e deve fazer a escolha de um coordenador ou coordenadora.

Na etapa da Elaboração o grupo vai elaborar conjuntamente os materiais que servirão para apresentar o tema designado para o seu grupo. Para a construção do trabalho que envolve fundamentação teórica, pesquisas e intensa troca entre os membros do grupo para a produção do material sobre o tema que pode ser através de textos, apresentação em Power Point ou Impress, vídeos, áudios, mapa conceitual, esquemas gráficos, ferramenta online ou outro recurso a escolha do grupo.

É de fundamental importância para a realização da tarefa proposta, a participação de todos os membros do grupo, de maneira responsável e comprometida com o exercício de ações colaborativas.

A etapa da Apresentação é onde todos os trabalhos serão apresentados para o conhecimento dos demais grupos no fórum de Apresentação. Assim, cada grupo-visitante é estimulado a questionar, argumentar e sugerir de forma construtiva e progressiva.

E finalizando, a etapa da Memória, onde um texto será construído com o balanço geral desta rica experiência. Ou seja, deverá ser relatado sobre as facilidades e as dificuldades na etapa de construção e avaliar as interações e a atuação na etapa da apresentação.

A participação dos alunos nas etapas do Seminário Virtual foi bastante proveitosa. Cada etapa foi concluída com sucesso. Grupo-visitante e grupo-visitado desempenharam muito bem suas funções, mantendo aceso um debate de qualidade e de rica aprendizagem. O objetivo principal foi alcançado dado ao trabalho colaborativo e a troca de informações em potencial. Parabéns a todos!

Espero que cada um destes alunos tenha a partir de agora um leque de possibilidades a ser exploradas na escola.

Quer saber mais...?

Visite o trabalho dos alunos e conheça os recursos da Web voltados para a mediação da aprendizagem do aluno, assim como, reconhecer neles suas próprias limitações de uso na prática pedagógica. Confira a criatividade e a qualidade de cada trabalho. Você vai gostar!

                                                GRUPO 1




(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)