A partir do dia 03 de janeiro de 2011 iniciei minhas atividades como tutora à distância no Portfólio de Aprendizagem (TCC) do Curso de Especialização de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental – TICEF pela UAB/UFJF.
Fonte: UAB/UFJF - TICEF
Nesta nova experiência, como co-orientadora, estou auxiliando a professora Orientadora Deniele Pereira Batista tendo 20 alunos orientandos. As áreas de interesse envolvidas são: Matemática, Música, Artes, Português, Ciências e Educação Especial.
Portfólio é um instrumento de avaliação contínua do processo de aprendizagem do aluno, baseado no uso da técnica de avaliação do mesmo, na qual se coleta e organiza um conjunto de itens e informações associadas a um tema central de estudo.
A principal função do portfólio educacional na formação dos professores é criar um contexto amigável para os professores pensarem sua prática pedagógica e as possibilidades teóricas disponíveis para interpretá-la de forma qualificada. Ilustra objetivos, experiências e conquistas em processo, podendo abranger longos períodos. É também um valioso instrumento de avaliação daquilo que está sendo desenvolvido e que deve ser compartilhado com o professor formador e com os colegas.
Ao tecer o seu portfólio de aprendizagem, é importante o cursista estar ciente da sua caminhada como responsável pelo seu próprio conhecimento. Pois, a sua criação resultará no produto de um processo auto-reflexivo, contínuo e documentado de formação e de avaliação de maneira demonstrativa de todo o investimento do professor em formação na educação.
Assim sendo, algumas questões nortearam o primeiro momento do trabalho, tais como:
• Quais são os valores éticos que orientam o que sou e o que desejo que meus estudantes desenvolvam?
• Que direções, para o meu futuro crescimento e desenvolvimento, a auto-avaliação aponta? Como posso mostrá-las no portfólio educacional?
• Que efeitos o meu modo de trabalhar teve sobre os estudantes? Como posso mostrar isso no portfólio educacional?
Após o planejamento do portfólio vamos dar início às pesquisas e leituras para o embasamento teórico. Por isso, cada cursista deve estar motivado na busca de novas aprendizagens, uma vez que, a aprendizagem é contínua e nos proporciona sempre um recomeço...
Agora é o momento para explorar a criatividade e refletir sobre o conhecimento construído ao longo do curso, analisar a estratégias utilizadas e investir na pesquisa do referêncial teórico. Mãos a obra!