quarta-feira, 24 de novembro de 2010

BLOG: Ferramenta pedagógica de grande utilidade na escola

Blog, abreviatura de weblog, é um registro publicado na Web relativo a algum assunto organizado cronologicamente (como um histórico ou diário).

É uma página pessoal que permite expressar e exercitar a prática da escrita usando uma ferramenta simples e eficiente. Qualquer pessoa pode criar um sistema de publicação rápido para proclamar o que quiser.
Uma das principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem é a aproximação de alunos e professores. Porém, cabe ao professor a melhor maneira de orientar seus alunos como deve ser usada.

Para Pedro Simões P. Marinho ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade. Além de, aproximar professores e alunos, os benefícios do Blog são:

• Permitir maior reflexão sobre o conteúdo; 
• Manter o professor atualizado; 
• Criar uma atividade fora do horário de aula; 
• Trazer experiências de fora da escola; 
• Divulgar o trabalho do aluno e do professor; 
• Permitir o acompanhamento; 
• Ensinar linguagem digital.

Quer saber mais?
Acesse: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tutorial em vídeo - Passo a Passo: Como criar um blog no blogger. Confira!


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

1º Encontro Regional de Tutores a Distância

O 1º Encontro Regional de Tutores a Distância acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010.


(Imagem da Web. Direitos autorais reservados.)

Maiores informações, acesse!

Segundo os organizadores, o encontro tem como  objetivo discutir o papel do tutor a distância junto às Instituições de Ensino Superior brasileiras vinculados à Universidade Aberta do Brasil.

O 1º Encontro Regional de Tutores da UAB não será apenas um momento de estudo e discussão mas, sobretudo, um ato político em que estaremos buscando a consolidação da luta dos tutores a distância pela garantia de seus direitos.

BOM TRABALHO AOS PARTICIPANTES!

Uma tutora em ação...


Unidade IV: Organização de atividades auxiliadas por computador e Design Instrucional

Nos momentos 4 e 5, aproximando da reta final da disciplina Técnicas e Métodos para o uso de TIC em Sala de Aula os alunos estão envolvidos com a aplicação e com o registro dos resultados obtidos por meio do projeto de aprendizagem.

O projeto, foco principal da disciplina, está baseado na abordagem pedagógica: “aprendizagem por projeto”, que possibilita um novo tratamento aos conhecimentos escolares. A autora Léa Fagundes, (1999) pontua como a abordagem na qual os conhecimentos prévios do aluno são valorizados e ele é o sujeito ativo do processo de aprendizagem. Sendo assim, sugere e discute sobre as unidades de estudo. O professor media o processo.

(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)


Na aplicação do projeto é fundamental respeitar os objetivos curriculares da escola e as necessidades de aprendizagem do público-alvo envolvido.

Outra atividade proposta foi à elaboração de matriz de Design Instrucional que inclui o desenho das atividades didáticas previstas no projeto, segundo a sugestão de Andrea Filatro, (2008). A matriz de design instrucional é uma unidade de aprendizagem que envolve necessariamente um conjunto de atividades que precisam estar relacionadas aos objetivos propostos. Como afirma (FILATRO, 2008) a sua funcionalidade está em verificar qual será o nível de interação entre o aluno, os conteúdos, as ferramentas, o professor e os outros alunos.

Através desta matriz, é possível definir as atividades que serão necessárias para atingir os objetivos; elencar os conteúdos utilizando as ferramentas apropriadas; prever a duração e os períodos das atividades; determinar a melhor forma de avaliação e verificar qual será o nível de interação entre o aluno, os conteúdos, as ferramentas, o professor e os demais colegas.

Um novo conceito de aprendizagem surge no momento atual e a transmissão do conteúdo demanda mudanças. Neste sentido, o aluno deve estar envolvido no processo de aprendizagem de modo a sentir a sua necessidade, pois esta que motiva a construção do conhecimento. O seu envolvimento no processo de aprendizagem proporciona-lhe saberes que se tornam significativos, estimulando-o a entender porque está realizando cada tarefa e qual o real valor de cada etapa do processo. Sendo assim, o desenvolvimento das atividades por meio de seu Design Instrucional ao serem criadas deve “atender aos objetivos da disciplina/curso e podem ser desenhadas para que se realizem de forma individual ou coletiva”. (BATISTA, 2010)

Por isso, é imprescindível que as considerações pedagógicas estejam presentes, com planejamento, implementação e avaliação, envolvendo assim uma integração do professor e alunos.

Visando oportunizar o relato deste trabalho, os alunos terão 10 minutos cada (conforme cronograma previamente divulgado) para apresentar o seu projeto. Neste momento, por intermédio de Webconferência, um breve relato do que se trata o projeto, como foi desenvolvido, qual foi o produto final gerado por ele, fatos marcantes em relação à participação dos alunos, dos colegas da escola e dos resultados finais constituem as considerações finais que serão apresentadas.