Unidade IV: Organização de atividades auxiliadas por computador e Design Instrucional
Nos momentos 4 e 5, aproximando da reta final da disciplina Técnicas e Métodos para o uso de TIC em Sala de Aula os alunos estão envolvidos com a aplicação e com o registro dos resultados obtidos por meio do projeto de aprendizagem.
O projeto, foco principal da disciplina, está baseado na abordagem pedagógica: “aprendizagem por projeto”, que possibilita um novo tratamento aos conhecimentos escolares. A autora Léa Fagundes, (1999) pontua como a abordagem na qual os conhecimentos prévios do aluno são valorizados e ele é o sujeito ativo do processo de aprendizagem. Sendo assim, sugere e discute sobre as unidades de estudo. O professor media o processo.
(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)
Na aplicação do projeto é fundamental respeitar os objetivos curriculares da escola e as necessidades de aprendizagem do público-alvo envolvido.
Outra atividade proposta foi à elaboração de matriz de Design Instrucional que inclui o desenho das atividades didáticas previstas no projeto, segundo a sugestão de Andrea Filatro, (2008). A matriz de design instrucional é uma unidade de aprendizagem que envolve necessariamente um conjunto de atividades que precisam estar relacionadas aos objetivos propostos. Como afirma (FILATRO, 2008) a sua funcionalidade está em verificar qual será o nível de interação entre o aluno, os conteúdos, as ferramentas, o professor e os outros alunos.
Através desta matriz, é possível definir as atividades que serão necessárias para atingir os objetivos; elencar os conteúdos utilizando as ferramentas apropriadas; prever a duração e os períodos das atividades; determinar a melhor forma de avaliação e verificar qual será o nível de interação entre o aluno, os conteúdos, as ferramentas, o professor e os demais colegas.
Um novo conceito de aprendizagem surge no momento atual e a transmissão do conteúdo demanda mudanças. Neste sentido, o aluno deve estar envolvido no processo de aprendizagem de modo a sentir a sua necessidade, pois esta que motiva a construção do conhecimento. O seu envolvimento no processo de aprendizagem proporciona-lhe saberes que se tornam significativos, estimulando-o a entender porque está realizando cada tarefa e qual o real valor de cada etapa do processo. Sendo assim, o desenvolvimento das atividades por meio de seu Design Instrucional ao serem criadas deve “atender aos objetivos da disciplina/curso e podem ser desenhadas para que se realizem de forma individual ou coletiva”. (BATISTA, 2010)
Por isso, é imprescindível que as considerações pedagógicas estejam presentes, com planejamento, implementação e avaliação, envolvendo assim uma integração do professor e alunos.
Visando oportunizar o relato deste trabalho, os alunos terão 10 minutos cada (conforme cronograma previamente divulgado) para apresentar o seu projeto. Neste momento, por intermédio de Webconferência, um breve relato do que se trata o projeto, como foi desenvolvido, qual foi o produto final gerado por ele, fatos marcantes em relação à participação dos alunos, dos colegas da escola e dos resultados finais constituem as considerações finais que serão apresentadas.