
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Leituras que valem a pena!

Blog, por quê?

O Blog é um instrumento de avaliação. Ele proporciona o hábito convertido em criatividade, análise e síntese.
Além da postagem de texto, é possível inserir no blog outras mídias, como: imagens, sons e vídeos".
Vamos “Blogar” nesta idéia?
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Sobre os avanços e os retrocessos da tecnologia...

“... As tecnologias tentam artificialmente reagregar
um mundo pulverizado de contato humano que na
prática já está totalmente rarefeito, pulverizado.”
Ciro Marcondes Filho
(em Sociedade Tecnológica, Ed Sicipione, 1994 p-51)
Hoje, o homem tem acesso a qualquer tipo de conhecimento e a tecnologia distribui todos estes horizontes. Ela é o principal fator responsável pela criação de novas linguagens, sendo os meios de comunicação capazes de desenvolver formas sofisticadas de comunicação sensorial, multidimensional, integrando linguagens, ritmos e caminhos diferentes de acessos ao conhecimento.
Segundo Virgil* (2008), as tecnologias da informação e da comunicação estão relacionadas a 3 esferas: “Esfera Conceitual, onde as tecnologias se revelam como recursos facilitadores para diversos fins; Esfera Humana, onde as tecnologias são como extensões das capacidades humanas e Esfera Social, comentando sobre a importância do letramento e da necessidade da inclusão digital nos diversos setores da sociedade”.
Diante do crescente avanço tecnológico, com a intensificação do conhecimento e dos diversos recursos que temos à nossa disposição par agilizar e aperfeiçoar o nosso dia-a-dia, como a tv, o aparelho de som, celular, computador, fogão, geladeira, microondas ou mesmo em diversos lugares como bancos, supermercados, hospitais e escolas, por exemplo, que no passado só dispunham da máquina de escrever, a tv, o videocassete e a parabólica, hoje utilizam o DVD, o computador, a internet e o datashow.
Na área da saúde, é imenso o retorno positivo dos avanços tecnológicos, uma vez que segundo cientistas, se deve a este fator o aumento da longevidade, permitindo uma expectativa de vida até os 110 anos. Podemos citar quanto ao domínio da ciência médica e seus aparelhos de captação o avanço na leitura do DNA; pesquisas com células troncos; os transplantes de órgãos; a modernização das próteses; a aparelhagem de alta resolução para realização dos mais diversos exames de saúde e auxílio em cirurgias; descobertas dos medicamentos dentre outros.
Conclui-se que “a revolução da tecnologia surgida desde a década de 60/70, provocou mudanças sociais, educativas, culturais e interativas pois trata-se da tecnologia integrada, lingüística, comunicação e informação”, (por Maria das Graças Targino) principalmente através da internet que nos permite ampliar o conhecimento geral e diversificado, acompanhar notícias do mundo inteiro em tempo real diminuindo a distância entre as pessoas e as nações, interatividade.
Estas grandes revoluções tecnológicas manifestam-se de acordo com a necessidade da sociedade e como tudo, tem o seu lado positivo e também seu lado negativo.
A idéia do retrocesso do uso da tecnologia na contemporaneidade, está relacionada com:
- o desaparecimento das energias não renováveis;
- a poluição crescente e aos danos ao meio ambiente;
- ao domínio da natureza humana através do uso de muita informação sem critérios de seleção;
- à contribuição para o desaparecimento da própria tecnologia afetando a sociedade em todos os níveis;
- aos alimentos contaminados por agrotóxicos;
- a energia nuclear causando poluição da atmosfera;
- a tecnologia de ponta na utilização de produtos bélicos;
ao desemprego; - ao incentivo ao consumismo;
- o comodismo, a alienação e a exclusão social quanto ao uso da informática;
- ao isolamento progressivo da vida social.
Concordo que é necessário que haja “uma mudança de comportamento na sociedade com valores e ética para impedir que o desenvolvimento seja baseado no sacrifício de grupos sociais ou das gerações futuras”, como citou a colega Marlene Marques. Portanto, os avanços são muitos, mas os retrocessos ainda são inúmeros e não podem ser simplesmente descartados, devem sim ser motivos para reflexão e mudanças na sociedade.
* VIRGIL, Jhonny. Síntese da Relação da Tecnologia com o ser Humano e a Sociedade. Inf., Londrina, v13.nº 1, p. 48-71, jan/jul/2008.
Vera Moreira Lemos Nery da Silva

Através do Guia do Aluno também acompanhado do cd-rom tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura da UFJF, assim como o NEAD, que é o órgão da UFJF, criado para implementar e coordenar os cursos de Educação a Distância auxiliando o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem onde a educação supera qualquer distância.
Tomamos conhecimento dos conceitos da Educação a Distância; das funções de cada agente deste processo; orientações para um estudo eficiente; esclarecimentos sobre a avaliação a distância como atividade crítica do conhecimento e informações sobre o ambiente de aprendizagem: moodle e demais ferramentas: Google Apps Education e o Ponto d’Encontro.
Com o auxílio dos textos presentes nas apostilas do módulo de Acolhimento: Fundamentos da Aprendizagem em Rede, volume 1 e sobre as Ferramentas Digitais de Apoio ao Estudo, volume 2, realizamos leituras de estudo acadêmico, aprendemos novas possibilidades de conhecimento permitindo aumentar o nosso repertório. Desenvolvemos atividades, trocamos idéias através dos fóruns e adquirimos informações sobre as diversas ferramentas digitais que iremos utilizar ao longo do curso.
Os textos complementares encontrados no arquivo multimídia, são sugestões bibliográficas de apoio e enriquecimento da nossa aprendizagem.
Todas estas experiências tem sido válidas para cada um de nós, que após os percalços dos primeiros dias de utilização da plataforma, pouco a pouco, os caminhos foram se abrindo, vencemos as dificuldades e hoje já dominamos parte das ferramentas virtuais facilitadoras do processo de aprendizagem que nos permite autonomia no estudo on-line, esclarecimentos de dúvidas, comunicação e interatividade.
Vera Moreira Lemos Nery da Silva
Professora, estudante do pós em TIC’s no Ensino Fundamental pela UAB/UFJF, pólo de Juiz de Fora – MG.